POLTRONA MEADA

A Poltrona Meada assim como a Série Renda são criações inspiradas na experiência vivida o ano de 2014, junto com mais três amigas e designers,em Muzambinho/MG – cidade reconhecida pelo seu potencial têxtil artesanal.
Nesta viagem saímos em busca de conhecer o potencial brasileiro artesanal, sua gente e suas histórias. Após um ano e dois meses nossa expedição resultou na Exposição Fio da Meada no Museu A CASA do objeto brasileiro, onde apresentamos quatro visões diferentes de uma mesma experiência materializadas através de peças de mobiliário com design contemporâneo utilizando a habilidade dos artesãos que conhecemos por lá.

Poltrona Meada

No trabalho de Maria Santa encontrei a força e a beleza da simplicidade. A força está em seguir trabalhando naquilo que descobriu ser uma paixão, mesmo sem o apoio do marido e dos filhos. A beleza esta nas meadas penduradas ao longo da extensão de sua humilde casa e no seu orgulho ao mostrar a horta onde colhe o material para o tingimento. De alguma forma aquelas meadas me tocaram profundamente, houve alí alguma conexão com o passado de tecelagem de minha família. Um passado que não vivi diretamente, mas ao qual o fio, naquela forma pura e simples, me remeteu. Naquele momento enxerguei a oportunidade de trabalhar este material de uma outra maneira: um conjunto de inúmeros fios sem trama formam a poltrona meada e trazem a beleza encontrada na roça inalterada, apenas fixada com um cuidadoso pesponto de crochê.

Para saber mais sobre a experiência vivida na casa de Santa Maria clique aqui.

 

CONCEPÇÃO:2015
MATERIAL:Estrutura em aço carbono com acabamento em cobre | Meadas de fio 100% algodão com tingimento natural de urucum | Fixação com fio 100% algodão
DIMENSÃO:(LAP) 71 x 71 x 60 cm