“Venham com espírito de simplicidade!”
Esta foi a orientação de Mayumi Ito ao nos convidar para conhecer o seu trabalho e os artesãos de Muzambinho. Nós seguimos a risca!
Nos munimos de toda a simplicidade que pudesse caber em nossos corações. Esvaziamos nossa mente de todo o preconceito, julgamento ou expectativa que pudesse existir e nos entregamos a esta experiência…
Primeira parada: Casa da Maria Santa que tinge fios de algodão com pigmento natural.
A convite de Mayumi Ito, Isako Kawakami, pesquisadora e mestra em tingimento natural, foi a roça dar um workshop a um grupo de 10 mulheres em Muzambinho. Das dez, apenas Maria decidiu seguir em frente. Na roça e em uma casa simples, é no fogão a lenha que a mágica acontece…
Foi com o dinheiro do seu trabalho e a ajuda do SEBRAE que Maria conseguiu comprar as máquinas para fazer meadas e novelos que antes eram feitos manualmente.
Os pigmentos para tingimento dos fios são retirados da sua horta: café, romã, urucum, pinhão, casca de cebola… os fixadores de cor também são naturais.
Os fios tingidos por Maria são usados para fabricação de parte dos tecidos da marca de roupa amaria, tramados em tear manual. Mesmo sem o apoio do marido e dos filhos ela segue batalhando todos os dias para seguir em frente trabalhando naquilo que descobriu ser uma paixão…
E nossa visita terminou assim: Um lanche maravilhoso com pamonha, carambola e suco de caju colhidos na horta.
Obrigada, querida Maria! Um beijo pra você!
¡Muy practico! Contundentes motivos. Manten este liston es un post estupendo. Tengo que leer màs posts como este.
Saludos
Muchas Gracias!
Saludos!!